Assista

Menu

Sem Destino (1969)

 Sem Destino
(1969) on IMDb  

"Easy Rider"

Direção: Dennis Hopper
Duração: 95 minutos
Gênero: Aventura l Drama
Países de Origem: Estados Unidos da América
 

Sinopse: Easy Rider Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. O Sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase de New Hollywood do cinema norte-americano, durante a década de 1960. “Um marco na filmografia de contracultura, e a “pedra-de-toque” de uma geração” que “capturou a imaginação nacional”. Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal. Polêmico, cult e um marco na história do cinema. E a trilha sonora é uma maravilha a parte, com os mestres psicodélicos da época, como Jimi Hendrix, Byrds, Steppenwolf...

Elenco
  • Dennis Hopper .... Billy
  • Peter Fonda .... Wyatt
  • Jack Nicholson .... George Hanson
  • Karen Black .... Karen
  • Phil Spector... The Connection
  • Toni Basil .... Mary
Curiosidades

-Estreia de Dennis Hopper como diretor.

-Inicialmente seria Rip Torn o intérprete de George Hanson, ao invés de Jack Nicholson. Segundo o ator, Dennis Hopper o ameaçou com uma faca durante um encontro ainda na pré-produção do longa-metragem. Em entrevista Hopper disse que na verdade foi Torn quem o ameaçou. Rip Torn levou a questão aos tribunais e processou Hopper por difamação, saindo ganhador da causa judicial.

-As motos de Peter Fonda e Dennis Hopper foram desenhadas por Ben Hardy. Fonda o conheceu ao rodar Os Anjos Selvagens (1966).
A jaqueta do Capitão América foi desenhada por Peter Fonda e feita por duas velhas senhoras em Los Angeles. Ela posteriormente foi leiloada.

-Poucos anos após o lançamento de Sem Destino, Peter Fonda estrelou um curta educacional sobre segurança ao pilotar motocicletas chamado "It's Not So Easy".

Prêmios

OSCAR
1970
Indicações
Melhor Ator Coadjuvante - Jack Nicholson
Melhor Roteiro Original

GLOBO DE OURO
1970
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante - Jack Nicholson

BAFTA
1970
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante - Jack Nicholson

FESTIVAL DE CANNES
1969
Melhor Filme de Estreia

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário