Assista

Menu

Laura (1944)

 Laura
(1944) on IMDb  

"Laura"

Direção: Otto Preminger, Rouben Mamoulian
Duração: 88 minutos
Gênero: Drama l Film-Noir l Mistério
Países de Origem: Estados Unidos da América

Sinopse: Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.

Elenco
  • Gene Tierney as Laura Hunt
  • Dana Andrews as Mark McPherson
  • Clifton Webb as Waldo Lydecker
  • Vincent Price as Shelby Carpenter
  • Judith Anderson as Ann Treadwell
  • Dorothy Adams as Bessie Clary
Curiosidades

As filmagens de Laura tiveram início com Rouben Mamoulian na direção. Otto Preminger inicialmente era apenas o produtor do filme, mas decidiu demitir Mamoulian e assumir a direção. Preminger também contratou um novo diretor de fotografia e descartou todas as sequências já rodadas por Mamoulian.

Trata-se da 1ª aparição nas telas de Clifton Webb desde a era do cinema mudo.
O produtor Darryl F. Zanuck era contrário à escalação do ator, devido à sua propalada homossexualidade. A vontade de Otto Preminger prevalesceu e Webb foi mantido no elenco, sendo posteriormente indicado ao Oscar.

-  A atriz originalmente escolhida para viver a personagem "Laura" era Jennifer Jones, que não aceitou o papel.

Prêmios e indicações

Oscar 1945 (EUA)
Venceu na categoria de melhor fotografia em preto-e-branco.
Foi indicado para outras quatro categorias: melhor ator coadjuvante (Webb), melhor direção de arte em preto-e-branco, melhor diretor (Preminger) e melhor roteiro.

comentário(s) pelo facebook:

Um comentário:

  1. Afinal, consegui assistir este filme por este site, onde se pode encontrar filmes antigos de uma época onde os atores eram verdadeiros em suas atuações e os diretores faziam dos filmes obras para durar, como "Laura". Nota 10.

    ResponderExcluir