Assista

Menu

A Felicidade Não Se Compra (1946)

 It's a Wonderful Life
(1946) on IMDb 

"It's a Wonderful Life" 

Direção: Frank Capra
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama l Família l Fantasia
Países de Origem: Estados Unidos da América

Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, mandado Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

Elenco

James Stewart as George Bailey
Donna Reed as Mary Hatch Bailey
Henry Travers as Clarence Odbody
Lionel Barrymore as Mr. Henry F. Potter
Thomas Mitchell as Uncle Billy Bailey
Beulah Bondi as Ma Bailey
Frank Faylen as Ernie Bishop, the cab driver
Ward Bond as Bert, the cop
Gloria Grahame as Violet Bick
H. B. Warner as Mr. Gower
Todd Karns as Harry Bailey
Curiosidades

- Foi Lionel Barrymore quem convenceu James Stewart a participar de A Felicidade não Se Compra. Stewart inicialmente recusara o projeto, preferindo descansar um pouco mais após seu retorno da 2ª Guerra Mundial.

- Vincent Price foi considerado para o papel do Sr. Potter

- Is sets de Bedford Falls foram construídos em 2 meses, sendo um dos maiores sets de filmagens já feitos, até aquele momento, para um filme americano.

- Inicialmente, a neve que aparece em A Felicidade Não Se Compra seria nada mais nada menos do que flocos de milho pintados de branco. Entretanto, como eles faziam barulho quando as pessoas pisavam neles, o diretor Frank Capra resolveu utilizar um novo composto para a neve, que era formado por sopa, água e um composto químico especial.

- Em uma cena de A Felicidade não Se Compra, o personagem de Ward Bond, Bert, lê um jornal onde está a seguinte manchete: "Smith wins nomination" (Smith indicado). Trata-se de uma referência a A Mulher Faz o Homem, filme dirigido por Frank Capra e também estrelado por James Stewart.

- James Stewart chegou a repetir seu personagem em A Felicidade Não Se Compra em uma versão para a rádio NBC Radio Theater, em 1949.

- O filme serviu de inspiração para o seriado "O Homem Que Veio do ceú"

Prêmios e Indicações

OSCAR
1947

Indicado:
Melhor Filme
Melhor Diretor - Frank Capra
Melhor Ator - James Stewart
Melhor Som
Melhor Edição

GLOBO DE OURO
1947

Ganhou:
Melhor Diretor - Frank Capra

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário